Prlogo e Comentrios

 

 

Prlogo

 

Uma Agenda em Construo:

Relatos em Primeira Mo

 

Joo Ferro

Instituto de Cincias Sociais, Universidade de Lisboa

 

A palavra miscelnea, no seu sentido original, corresponde a um gnero literrio didtico. O termo patchwork refere-se a uma tcnica de unir tecidos de diferente dimenso, formato e cor.  E o vocbulo relato, do ponto de vista etimolgico, significa transferir informao sobre algo que ocorreu atravs de narrativas curtas. No seu conjunto, estas trs palavras caracterizam o essencial desta publicao.

 

Porqu miscelnea? Porque este livro corresponde, antes de mais, a uma exposio muito completa de material diverso e complementar que permite que o leitor fique a saber o que e-planeamento, por que razo procura emergir como um domnio cientfico autnomo, as suas finalidades e potencialidades, mas tambm os reptos de vria natureza que a sua utilizao coloca do ponto de vista das relaes entre, por um lado, as tecnologias de informao e comunicao, e, por outro, a nossa Sociedade e o nosso Planeta.

 

Porqu patchwork? Porque a forma como essa exposio est organizada baseia-se na articulao de peas de natureza e provenincia muito distinta. A publicao inclui textos j publicados e inditos, resumos de comunicaes, partes de uma tese de doutoramento, trabalhos acadmicos e resumos de projetos, bem como documentos diversificados, como cartas, programas de cursos ou notcias. A tcnica de unio deste conjunto diversificado de contributos e fontes  - patchwork - baseia-se num duplo critrio: a reconstituio do processo de construo cientfica  do e-planeamento e o estado da arte neste domnio atravs de trs desdobramento do tema que d ttulo obra,  i.e., o e-planeamento  e a ubiquidade das tecnologias de informao: cidades e territrios, incluso e coeso; oportunidades no espao de lngua portuguesa; e desafios da transdisciplinaridade.

 

Porqu relato? Porque esta publicao integra um conjunto de contributos  curtos que, devidamente organizados, permite construir uma narrativa coerente e clara sobre o modo como o e-planeamento, enquanto rea cientfica, agenda de investigao e prtica profissional, evoluiu desde que nasceu sob a liderana, entre outros, do Professor  Joseph Ferreira Jr. do Massachusetts Institute of Technology (MIT) a partir de investigaes na rea da computao que remontam ao incio dos anos 1990.

 

A leitura deste livro transmite aos seus leitores o entusiamo de quem se aventurou na criao de algo novo: Joseph Ferreira Jr. no MIT, Pedro Ferraz de Abreu primeiro tambm no MIT e mais tarde em diversas instituies universitrias portuguesas, e todos os colegas e estudantes que se foram envolvendo em projetos comuns com o propsito de pr as tecnologias de informao ao servio de causas maiores: cidadania ativa, desenvolvimento sustentvel, incluso social, literacia digital, etc. este desassossego intelectual que perspassa por toda a obra e que permite que os autores vo muito alm dos debates convencionais sobre a relao C&T – sociedade.

 

Trata-se, portanto, de um registo em primeira mo, quase biogrfico, porque, sendo o e-planeamento uma rea cientfica recente, a histria das ideias e o percurso dos seus principais protagonistas confundem-se necessariamente. Ao ler os diversos textos sentimo-nos testemunhas diretos desta agenda transdiciplinar que procura ganhar espao prprio, reconhecimento institucional e utilidade prtica.

 

Esta publicao funciona, assim, como um observatrio da emergncia dessa rea cientfica e respetiva agenda de investigao e ao, da construo de um caminho prprio como outros h muito fizeram em domnios hoje bem estabelecidos. 

 

O caminho das pedras , alis, o mesmo para todos os domnios que procuram, em algum momento da histria, libertar-se de uma geografia demasiado rgida das fronteiras disciplinares e, por isso, empobrecedora: consolidao de lideranas, redao de textos de referncia, definio de uma agenda mobilizadora e federadora, concretizao de parcerias estratgicas, criao de cursos e de instituies com diferentes graus de formalizao, lanamento de revistas, estabelecimento de uma comunidade cientfica e de comunidades de prtica. a convergncia destes diversos ingredientes que dar maior ou menor fora rea cientfica emergente, um processo tanto mais difcil quanto a natureza transdisciplinar do domnio em questo vai necessariamente conflituar em vrias frentes com comunidades epistmicas e instituies bem estabelecidas.

 

Esta obra para ser lida por quem aprecie a emoo do bulcio criativo, a excitao da descoberta, a satisfao de contribuir para a abertura de novas fronteiras do conhecimento e da ao. Mas tambm um livro para todos aqueles que procuram colocar os extraordinrios avanos observados no domnio das tecnologias da informao e comunicao ao servio da cidadania e do desenvolvimento sustentvel.

 

 

Joo Ferro, Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. reas: geografia econmica e social, ordenamento e desenvolvimento regional e urbano. Foi Docente no Dept. Geografia da Faculdade de Letras e Investigador Coordenador do Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa. Pr-Reitor da U. de Lisboa (2013-17); Secretrio de Estado, Ordenamento do Territrio e das Cidades (2005-09).

 


Comentrios

 

 

Joo Carlos Vassalo Santos Cabral

Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa

 

O conjunto de textos que integram esta publicao tem como tema a rea de e-Planning como conceito e instrumento operativo enquadrando, como referido no prefcio, os desafios e potencialidades da Ubiquidade das Novas Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC).

 

Posicionando-se na interaco entre desenvolvimentos nas reas das TIC e dos sistemas e da prtica do planeamento territorial, que conheo melhor, o conceito de e-Planning crtico para a garantia da qualidade da produo das polticas pblicas assim como do ambiente social e construdo em que so formalizadas.

 

Os textos representam uma excelente descrio e explicao das vrias componentes e vertentes em que o conhecimento e prtica de e-Planning devem ser entendidos, produzindo tambm uma narrativa do processo de criao, construo e consolidao, na academia (indissocivel do papel e contributo militante do Pedro Ferraz de Abreu), e nas diferentes instituies e servios da administrao, de uma rea de conhecimento de natureza assumidamente transversal com as resultantes dificuldades e condicionantes sua operacionalizao.

 

Neste sentido a reflexo e chamada de ateno ao desafio da transdisciplinaridade determinante para a garantia da interdisciplinaridade, da participao e da colaborao em que o e-Planning, como um processo, tem o seu racional e a sua legitimidade.

 

 

Joo Carlos Vassalo Santos Cabral, Arquitecto (ESBAL), Honours Diploma Urban and Regional Development Planning (Architectural Association, London), PhD (Urban and Regional Studies, U. of Sussex, U.K.), Investigador no CIAUD-FA-UL. Foi Professor Associado (com Agregao em Urbanismo), Director (2010-20) do Dept. de Cincias Sociais e do Territrio, Fac. Arquitectura, Universidade de Lisboa.

 

 

 

Jos Manuel Pinto Paixo

Faculdade de Cincias, Universidade de Lisboa

 

O e-Planeamento uma rea cientfica cujo objecto de trabalho o estudo e desenvolvimento da integrao das tecnologias de informao e comunicao no Planeamento, disciplina determinante no tratamento de problemas da vida real com inegvel relevncia societal.

 

O Planeamento consiste num processo estruturado de raciocnio sobre as actividades necessrias para o atingimento de metas estabelecidas. Coloca-se em vrias reas e sectores da sociedade (territrio, ambiente, transportes, educao, sade, economia, etc.), tanto numa escala micro como macro. Em particular, uma disciplina associada formulao e implementao de polticas pblicas cobrindo um amplo leque de aces, da anlise institucional aos quadros regulatrios, da participao pblica tomada de deciso.

 

Em qualquer um dos mbitos de aplicao, o Planeamento pressupe o conhecimento da realidade em estudo sustentado em informao fivel e relevante para o exerccio da antecipao de decises que lhe est inerente. Especificamente, essencial dispor de capacidade preditiva suportada na anlise, explorao e modelao de dados.

 

Neste contexto, natural o papel de relevo das TIC (tecnologias de informao e comunicao) desempenham, desde longa data, no Planeamento. Inicialmente, providenciando meios para o armazenamento de dados, correspondente explorao com recurso a modelos estatsticos e utilizao de tcnicas matemticas para apoio tomada de deciso. Posteriormente, assistimos a um crescente envolvimento das TIC no Planeamento, tanto na capacidade de aquisio e acesso aos dados acesso como no seu processamento.

 

O vertiginoso desenvolvimento tecnolgico registado nas ltimas duas dcadas implicou uma alterao significativa na relao das TIC com o Planeamento, passando da lgica de mera utilizao para a integrao nos processos. De facto, o desenvolvimento extraordinrio verificado nas tecnologias de big data confere-lhes um poder potencialmente dominante no apenas na gesto da informao, mas tambm na produo de conhecimento, tanto pela panplia de tcnicas analticas acessveis como pela profundidade dos algoritmos de Inteligncia Artificial disponveis.

 

O e-Planeamento emergiu desta interaco entre as tecnologias e o planeamento como descrito no presente livro atravs do relato sobre a experincia pioneira do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em boa parte, vivida pelo autor enquanto membro afiliado da instituio. Na realidade, ainda nos finais do sculo passado, o MIT antecipou a situao presente caracterizada pela ubiquidade da computao promovendo a sua integrao progressiva e transversalmente com todas as reas do conhecimento, das cincias e engenharias s artes e humanidades.

 

importante realar o papel de liderana assumido pelo MIT na viso integradora da tecnologia com as reas das cincias sociais e humanidades, concretizada com a criao de uma unidade, dotada de um investimento impressionante de mil milhes de dlares, com uma misso bem explcita no envolvimento de um conjunto abrangente de domnios cientficos tendo como driver a vertiginosa onda tecnolgica que assistimos no presente [1].

 

O impacto na sociedade das tecnologias (emergentes) inquestionvel, nos dias de hoje. A Gerao Z exemplo extremo da transformao digital em curso, abrangendo cada vez mais pessoas e organizaes, alterando comportamentos e processos sociais.

 

Em particular, as novas TIC trazem novas condies para melhorar a governao (incluindo governo electrnico), a administrao pblica e servios de interesse pblico essenciais, sejam eles providenciados pelo Estado, empresas privadas ou sociedade civil. Contudo, configuram ameaas que suscitam novos desafios nos mais variados quadrantes sociais e a uma escala global.

 

A agenda cientfica do e-Planeamento determinada pela necessidade de conjugar os (imparveis) avanos tecnolgicos com os (crescentes) desafios societais, inequivocamente multidisciplinares. Tal, obriga adopo de uma metodologia focada na combinao do conhecimento derivado de diferentes reas do saber, combatendo guetos cientficos e promovendo a construo da massa crtica que assegure uma abordagem cientfica dos problemas em estudo.

 

 

Jos Manuel Pinto Paixo, Lic. Matemtica (FC-UL), PhD Management Sciences and Quantitative Methods (Imperial College of Science & Tech., UK). Vice-Reitor da Universidade de Lisboa. Professor Catedrtico do Dept. Estatstica e Inv. Operacional, Fac. Cincias. Foi Director e Presidente do CD da FC-UL (2009/13,1995/01) e Secretrio de Estado Adjunto do Ministro da Cincia e Ensino Superior (2003).

 

 

 

Manuel Antnio Assuno

Universidade de Aveiro

 

Nos dias de hoje, ao mesmo tempo que se verifica um elevado grau de especializao, sempre maior, dentro de cada disciplina, assiste-se a uma multiplicao de aproximaes cruzadas, que recorrem a saberes e metodologias de diferentes reas do conhecimento. Isto , designadamente, verdade em relao s cincias e tecnologias, onde h um crescente esbatimento das fronteiras entre os mundos fsico, biolgico e digital. Porm, no o menos no que se refere construo de abordagens em que tanto a tecnologia como as cincias sociais e humanas, e at as artes, so chamadas, em simultneo, a tomar um papel relevante.

 

H um reconhecimento cada vez mais alargado da importncia da interpenetrao de informaes, conhecimentos, sensibilidades, olhares e mtodos distintos na tentativa de encontrar solues para alguns dos maiores problemas com que a humanidade e o planeta se defrontam.

 

A questo da sade pblica que a atual crise pandmica permite ilustrar melhor, os desafios da sustentabilidade, em geral, e a distribuio da riqueza so apenas alguns exemplos onde precisamos de dispor de lgicas transdisciplinares. J h, alis, quem fale num regresso ao Renascimento ao ter presente esta necessidade da integrao de todos os campos do saber numa mesma filosofia alargada.  A definio,  execuo e avaliao de polticas pblicas, em particular, no pode, naturalmente, dispensar uma tal abrangncia.

 

O e-Planning, como o livro de Pedro Ferraz de Abreu e co-autores evidencia, acautela, por um lado, o propsito de se proceder a uma actualizao de processos e instrumentos face ao contributo que as novas tecnologias da informao e comunicao, e demais evolues tecnolgicas, trouxeram; e, por outro, tendo presente o enorme impacto que toda essa transformao acarretou, em particular, para o planeamento de cidades e territrios, no descura tambm uma viso ampla e integrada, necessariamente escorada em outros domnios do conhecimento que no podem ser deixados de fora.

 

A publicao sublinha, de modo muito apropriado, a ateno que deve ser dada aos cruzamentos entre as cincias sociais e humanas e todos os campos cientficos disponveis, para robustecer as solues e valid-las o mais correctamente possvel, perante o saber existente. So muito variados e significativos os aspectos explicitados na colectnea que compe a obra, nos quais se incluem oportunidades no espao da lngua portuguesa decorrentes daquele novo contexto, bem como desenvolvimentos com referncia literacia digital e aprendizagem ao longo da vida. 

 

O livro e-Planning e Ubiquidade no deixa tambm de questionar riscos, perigos e abusos, como sejam o acentuar de desigualdades e a dificuldade em identificar (e descartar) falsa informao - que pode vir, at, associada a perfis de pessoas no existentes - que resultam da omnipresena das TIC em todos os sectores da nossa vida.

 

     e-Planning e ubiquidade, com os desafios que lana e as hipteses de resposta que prope, insere-se nessa preocupao por uma sociedade mais cvica, alicerada em melhor conhecimento cientfico e com mais incluso e menos barreiras (para alm da imprescindvel transdisciplinaridade), que condio sine qua non para a necessria sustentabilidade a todos os nveis.

 

 

Manuel Antnio Assuno, Lic. em Fsica (Faculdade de Cincias, Universidade de Lisboa), Doutorado (Universidade de Warwick). Professor Catedrtico da Universidade de Aveiro, Investigador no Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelao e Nanofabricao. Eleito por trs vezes presidente da European University Continuing Education Network. Foi Reitor da Universidade de Aveiro (2010-18).

 

 

 

Carlos Francisco Lucas Dias Coelho

Presidente da Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa

 

Foi com particular empenho que a Faculdade de Arquitetura integrou o consrcio de Escolas que partilham o Programa Doutoral em e-Planning e abriu no seu Centro de Investigao mais esta frente de pesquisa.

 

Se na segunda metade do sc. XX se consolidou na nossa Instituio o campo disciplinar do Urbanismo e posteriormente o de Design, o sc. XXI fica desde j marcado pelo interesse neste novo conhecimento, afinal transversal s suas trs reas de base.

 

Apraz-me o facto desta publicao ser coordenada pelo Professor Pedro Ferraz de Abreu, Docente da Instituio, a quem congratulo, tanto pela organizao e contedo dos artigos, como especialmente, por ter conseguido integrar textos produzidos pelos Doutorandos, facto que permite constatar que do programa j resulta a produo de conhecimento por uma equipa jovem, muito diversificada e complementar.

 

 

Carlos Dias Coelho, Arquitecto (FA-UL), Doutorado em Urbanismo (FA-UL). Professor Catedrtico do Departamento de Projectos de Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Foi Professor Convidado cole Supireure dArchitecture Paris-La Villette e Fellow na Tokyo University. Presidente da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

 

 

 



[1] The mission of the MIT Stephen A. Schwarzman College of Computing is to address the opportunities and challenges of the computing age — from hardware to software to algorithms to artificial intelligence (AI) — by transforming the capabilities of academia in three key areas: supporting the rapid evolution and growth of computer science and AI; facilitating collaborations between computing and other disciplines; and focusing on social and ethical responsibilities of computing through combining technological approaches and insights from social science and humanities, and through engagement beyond academia.

https://computing-dev.mit.edu/news/a-college-for-the-computing-age/